Últimas Postagens
Loading...
setembro 05, 2012

Info Post
Foto: John D Sutter/CNN

Talvez depois de ler este artigo você possa achar que há muitas coisas fora da ordem neste mundo, além do que vemos todos os dias, e ficar um pouco mais revoltado.






Pois bem, vamos lá. Na Noruega existe uma prisão chamada “Bastoy Prision Island”, e como o próprio nome já diz é uma prisão localizada em uma ilha, cerca de uma hora de Oslo.

O lugar mais parece com uma estância turística, nada tendo a ver com uma prisão. Lá estão “presos” (se é que podemos falar assim) assassinos, estupradores, traficantes, e outros tipos de praticantes de delitos, e na verdade vivem em completa liberdade, nem os guardas usam armas.

Foto: Desinformation
Os 115 delinquentes trabalham e ganham cerca de US$ 10 por dia para realizarem todo tipo de serviço, desde jardinagem, cuidar de cavalos, até agricultura, e podem gastar o dinheiro na loja local.

Moram em casas limpas, arejadas, com todo conforto, podem preparar seus almoços, e no jantar são servidas variedades de alimentos. São obrigados a se apresentarem várias vezes ao dia para os guardas, a fim de verificação (nossa!).




Youtube: presos nadando
Mas você deve estar achando tudo isso um absurdo, se perguntando: “e onde está a punição?”, mas o Diretor do local diz que a filosofia é exatamente essa, ou seja, socializar, e não punir com violência. E para justificar isso ele dá números, mostrando que a taxa de reincidência ao crime na Noruega é de 20%, e na Prisão Bastoy os números são ainda menores, 16%, enquanto que em outros lugares, por exemplo, Estados Unidos, a taxa é de 43%, e ainda em outros países passa os 50%.

E quanto aos “presos”? Bem, eles dizem que não têm intenção de fugir da ilha (também, com essa vida), e usam como argumento o fator psicológico, ou seja, para eles ainda assim é uma prisão, mesmo não tendo nenhuma cerca os prendendo. E também sabem que, se houver alguma tentativa de fuga são mandados para uma penitenciária de segurança máxima, e isso eles não querem de fato (espertos hein).

Muito bem caro leitor, abaixo você vai assistir a dois vídeos referentes à Bastoy Prision, se você vai ficar revoltado eu não sei, mas se quiser fazer algum comentário fique à vontade.
Fonte: adaptado de CNN, via Odditycentral
Em tempo: Será que o “matador norueguês” Anders Behring Breivik, que cometeu o atentado matando todas aquelas pessoas (77), pode ir “morar” nessa prisão? Se esse for o seu destino eu entendo agora o porquê de sua tranquilidade durante o julgamento. (comentário meu)

se a "incorporação" do vídeo falhar clique aqui

se a "incorporação" do vídeo falhar clique aqui


O Autor do Blog
Geraldo Ráiss Geraldo Ráiss (pseudônimo), criador e editor do Blog, estudou Administração de Empresas, autodidata, tem como hobbie escrever poemas e romances. Apreciador da boa música e das artes, e claro, criar artigos para o Blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção. Os comentários no Blog estão temporariamente sem moderação. Não use frases racistas, discriminatórias, contra etnias, ou palavras que incitem à violência. Esse é um blog de entretenimento, comentários devem ser feitos, mas seja educado. E, por favor, não faça spam. Obrigado.