Últimas Postagens
Loading...
setembro 10, 2011

Ilustração de floresta artificial - Foto: IMechE/Divulgação

Enquanto os efeitos do aquecimento global se tornam cada vez mais iminentes, governantes e ambientalistas de vários países debatem a redução das emissões de carbono. Mas pesquisadores do Instituto de Engenheiros Mecânicos do Reino Unido (IMechE) estão focados na outra ponta da questão: como retirar o excesso de gás carbônico (CO₂)  presente na atmosfera?

Vem daí o conceito de floresta artificial criado pelos engenheiros do IMechE. Em um futuro breve, a qualidade do ar que respiramos vai depender destes redutos de "árvores" tecnológicas que, na imagem de divulgação do estudo, mais parecem mata-moscas gigantes. 

É que, no ciclo natural do carbono, cabe às florestas a absorção do CO₂ presente na atmosfera. No entanto, como a derrubada de áreas de mata por meio de queimadas tem sido intensa (inclusive na Amazônia Brasileira), a geo-engenharia pode ser a solução. 

As estruturas imaginadas pelos pesquisadores do IMechE utilizariam processos químicos ou até mesmo algas (que absorvem o carbono naturalmente) para retirar o elemento químico em demasia na atmosfera. "A tecnologia para esses aparatos já existe", assegura Tim Fox, do IMechE. "Mas a maioria ainda está em estágio inicial. Precisamos de mais pesquisas."

Por Thiago Medaglia - National Geographic Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção. Os comentários no Blog estão temporariamente sem moderação. Não use frases racistas, discriminatórias, contra etnias, ou palavras que incitem à violência. Esse é um blog de entretenimento, comentários devem ser feitos, mas seja educado. E, por favor, não faça spam. Obrigado.