Últimas Postagens
Loading...
setembro 03, 2011

Info Post
Essa foi uma das manchetes da Folha.com que li em maio passado, achei muito criativa (coluna de Gilberto Dimenstein), e já que o assunto está à baila, resolvi escrever um texto, mas antes vou reproduzir um trecho pequeno da notícia publicada no IDG NOW!

“A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um polêmico relatório no fim de maio dizendo que campos eletromagnéticos de radiofrequência, como os gerados por celulares, “são possivelmente cancerígenos, baseado no aumento de risco de glioma, um tipo malígno de câncer cerebral”.

Os radicais livres são produzidos naturalmente pelo corpo, mas são danosos aos nossos tecidos, o que acelera o envelhecimento. As frutas e verduras, como possuem vitaminas (antioxidantes), foram elevadas ao status de elixir da longa vida há algumas décadas, pois combatem a acumulação de radicais. Buscando aumentar o efeito, a indústria alimentícia passou a produzir comprimidos com as vitaminas puras. E tudo foi propagandeado como o mais eficaz combate ao envelhecimento.

Nos anos 90, contudo, descobriu-se o primeiro efeito negativo das tais pílulas milagrosas: aumentam as chances de câncer no pulmão. Agora, outros males estão sendo revelados: as vitaminas C e E, em excesso, atrapalham no reparo do DNA, o que pode comprometer a síntese de substâncias vitais para o corpo.
Além disso, descobriu-se que os radicais livres não são de todo ruins. Eles são úteis para evitar justamente o problema que as pílulas vitamínicas proporcionam: o câncer. Os radicais livres inibem a eventual criação e crescimento de alguns tumores cancerígenos.
Eis o conselho dos médicos: não consumir esses multivitamínicos. O nível de vitaminas no corpo humano pode ser mantido no nível ideal com uma dieta normal de frutas e verduras. Mesmo exagerado, o consumo de vegetais não provoca os efeitos prejudiciais dos comprimidos. Em alguns casos, sem dúvida, o natural é o melhor. Fonte: Hype Science

Bem, essa é só mais uma descoberta, porém já que o celular “virou” cigarro eu pergunto: alguém pode me dizer o que não provoca câncer?
Tentei fazer uma lista (do que pode provocar o câncer) baseando-me em pesquisas na Internet, mas desisti. A tal lista é muito extensa, e me cansei, vai desde a pipoca de micro-ondas até o próprio aparelho. E o que dizer da poluição em cidades como São Paulo? E os enlatados, os embutidos, a carne grelhada, que segundo pesquisas a alta temperatura converte coisas como a gordura da carne em substâncias chamadas hidrocarbonos aromáticos policíclicos. Os hidrocarbonos aromáticos policíclicos são um grupo de anéis de benzeno, e como o próprio benzeno, estes anéis podem ser modificados no corpo para produzir substâncias químicas que causam danos ao DNA de acordo com a Enciclopédia Britânica . E a lista continua, os refrigerantes, as bebidas alcoólicas, as carnes contaminadas, etc...

Tudo bem, o melhor mesmo é ter uma dieta balanceada, rica em cálcio, vitaminas, proteínas, sais minerais, etc, mas, e os agrotóxicos? Veja o caso do tomate, um fruto riquíssimo que contém vitaminas como A,B,C, e E, possui ainda elementos vitamínicos como: rádio, ferro, cobre, boro, níquel, cobalto, licopeno, flavonóides, fósforo, magnésio e potássio, proporcionando inúmeros benefícios ao nosso corpo. Entretanto, existe um alimento com mais concentração de agrotóxico do que o tomate? E o morango então...
Até aqui estamos falando de alimentos, e que tal falarmos sobre questões psicológicas? Sim, por que não? A tristeza, a solidão, a depressão, o estresse constante, a falta de dinheiro, a ansiedade, a mágoa, a raiva, o ódio, a rejeição, a baixa estima, tudo isso com o passar do tempo, não colabora para modificações danosas ao DNA?

E qual a saída? Não sei. O progresso é algo maravilhoso, contudo a ânsia pelo poder econômico extremado é algo perigoso, e o caminho já está traçado, não tem mais volta. Ainda veremos muitas coisas “virarem” cigarro daqui para frente.

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção. Os comentários no Blog estão temporariamente sem moderação. Não use frases racistas, discriminatórias, contra etnias, ou palavras que incitem à violência. Esse é um blog de entretenimento, comentários devem ser feitos, mas seja educado. E, por favor, não faça spam. Obrigado.